Com o objetivo de dar atendimento a pacientes que aguardam na lista de espera, para realização de laqueadura em Nova Mutum, a vereadora Beatriz Matos Kohler indicou ao Executivo a necessidade de estabelecer parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, para que seja viabilizada campanha, por meio do Sistema Único de Saúde-SUS, para realização do procedimento.
A parlamentar defende que sendo este um direito das mulheres, garantido em lei federal, a realização da campanha de laqueadura daria a elas o acesso mais rápido ao procedimento, que para muitas é a única maneira de realizar a cirurgia.
Hoje temos muitos pedidos para realização de laqueadura no município, em particular por mulheres que possuem acima de três filhos, o que com o atendimento médico programado, acaba aumentando a lista de espera das mulheres cadastradas e, consequentemente, as reclamações em torno da demora justificou a parlamentar.
Bia também justifica que, além de assegurar o direito a igualdade do acesso público a prestação dos serviços de saúde, a laqueadura é a forma mais eficiente de planejamento familiar.