Acessibilidade
Fonte Maior
Contrastes
Mapa do Site
Libras
Redefinir
Atendimento: Manhã: das 07:00 ás 11:00 | Tarde: das 13:00 ás 17:00
Telefone: (65) 3308-6000 Ouvidoria: 0800 647 6022
@camaranovamutum
Meio Ambiente
Câmara de Nova Mutum participará de Seminário Estadual da ONU em Movimento Nacional ODS como 1º município a se destacar em projetos de compostagem no MT
quarta, 17 de abril de 2024

Com o propósito de fortalecer as ações de sustentabilidade realizadas em Nova Mutum, a vice-coordenadora do Movimento Nacional ODS/MT, Tânia Niclotte, que há muito desenvolve ações de conscientização e projetos de mesmo cunho no município, buscou na tarde desta terça-feira, 16, o apoio do Legislativo para levar e divulgar os destacados trabalhos ao Seminário Estadual de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável/Agenda 2030 em Mato Grosso, cuja temática será: “Meio Ambiente, Sociedade, Estado e Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá no mês de junho na capital, Cuiabá.

Por ocasião do evento, a vice-coordenadora destaca, que serão abordados assuntos tais como: “O Brasil e Mato Grosso na Agenda 2030” e “Como inserir os ODS nas Práticas da Organização”; “Relatos de Experiência de Cases de Sucesso em implementação dos ODS”, entre outros, a exemplo do projeto sustentável desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Nova Mutum. Tânia, que conjuntamente com os representantes parlamentares foi uma das responsáveis por tornar o Legislativo de Nova Mutum a primeira Câmara Sustentável de Mato Grosso, ainda na gestão do vereador Altair Albuquerque, conduzindo de perto os projetos de compostagem, redução de uso de descartáveis dentre outras inciativas que se tornaram exemplos para outras instituições e autarquias no município e fora das divisas geográficas da cidade.

Na ocasião, Tânia busca formar comitiva formada de até 15 voluntários, para desenvolver os projetos no município. A MNODS, é um movimento social voluntário, de carácter suprapartidário e plural, uma coalizão de movimentos e pessoas físicas ou jurídicas, representativas da sociedade civil, do setor privado, da academia e de governos locais, organizado em Núcleos Estaduais, com o propósito de mobilizar, discutir e propor meios de implementação da Agenda 2030/ONU e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS/ONU, que constituem medidas efetivas para avançar no cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas, na construção de planeta social, educacional, política, econômica e ambientalmente inclusivo, equilibrado e sustentável, em todos os setores da vida.

O MNODS possui atuação reconhecida no país, sendo membro da Comissão Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável CNODS (Decreto n. 11.704/2023).

No Mato Grosso, em 2023, professores, estudantes, empreendedores e demais profissionais se uniram para criar um Núcleo Estadual do MNODS-MT, ancorado no Centro de Políticas Públicas e Ciências de Governo-CPPCG, da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, visando articular, mobilizar, discutir e propor meios e soluções colaborativas para alavancar esforços de implementação da Agenda 2030 e dos ODS.

Estes ODS abrangem diversas áreas das atividades e setores da vida humana e das nossas relações com a Natureza (como a ação climática), com o fim de melhorar a qualidade de vida dos seres humanos, dos animais e proteger o planeta.

A missão do MNODS-MT consiste na mobilização pessoas físicas e jurídicas e movimentos matogrossenses para a realização de práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030/ONU no Estado de Mato Grosso.

A vice-coordenadora reitera a mobilização de voluntários e parceiros tanto para o projeto quanto para a comitiva e solicita que interessados, entrem em contato com a mesma no número (65) 99922-2990.


TEXTO: Elisângela Viana
FOTOS: Everton Almeida
Whatsapp