Acessibilidade
Fonte Maior
Contrastes
Mapa do Site
Libras
Redefinir
Atendimento: Manhã: das 07:00 ás 11:00 | Tarde: das 13:00 ás 17:00
Telefone: (65) 3308-6000 Ouvidoria: 0800 647 6022
@camaranovamutum
Sessão Ordinária
Câmara de Nova Mutum vota quatro projetos de lei e homenageia enfermeiros durante sessão ordinária
terça, 13 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Nova Mutum realizou na noite desta segunda-feira (12) a 14ª sessão ordinária de 2025, com pauta marcada pela aprovação de projetos de lei, homenagens a profissionais da enfermagem e discussões sobre melhorias para a cidade. Presidida por Lucas Badan Faria (UNIÃO BRASIL), a sessão contou com a presença de vereadores, servidores públicos e profissionais da saúde, que acompanharam os debates no plenário.

Homenagem aos enfermeiros

Em clima de reconhecimento, a Casa Legislativa recebeu enfermeiros que estenderam uma faixa pedindo valorização da categoria. Em razão da data, os vereadores, solicitaram ao departamento de comunicação uma homenagem em alusão ao Dia Mundial da Enfermagem. Um material em vídeo foi projetado em uma das paredes do plenário, destacando a importância desses profissionais para a saúde pública. , 

"É nosso dever reconhecer quem dedica a vida ao cuidado do próximo" afirmou o presidente Lucas Badan Faria.

Projetos aprovados e debates democráticos

Dentre os projetos em votação, o PL Complementar nº 011/2025, que altera o Código Tributário do município, foi aprovado por 9 votos favoráveis e 2 contrários. Os vereadores Altair Albuquerque (PP), Bia Kohler (UNIÃO BRASIL), Anderson Mantovan (UNIÃO BRASIL), Carmem Casagrande (UNIÃO BRASIL), Lurdes Costa Marques (REPUBLICANOS), Baguncinha (PP), Cristiano Bicô (REPUBLICANOS) e José da Paixão (UNIÃO BRASIL) votaram a favor. Já Rafael Brignoni (PL) e Ricardo Schneider (PL) se opuseram, argumentando que o texto precisava de mais análises e que solicitações de informações adicionais ao Executivo não foram atendidas.

Outros projetos também avançaram, como o PL Complementar nº 010/2025, que amplia cargos públicos, e o PL nº 015/2025, que autoriza a cessão de um imóvel para o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Carnes (SINTRATUM). Além disso, foi aprovado em regime de urgência o PL Complementar nº 001/2025, do Poder Legislativo, que altera leis municipais sobre estrutura administrativa.

Indicações voltadas à população

Os vereadores apresentaram oito indicações com propostas para melhorias em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Entre as sugestões, destacam-se a implantação de salas de amamentação em espaços públicos, a disponibilização de kits de alimentação para pacientes em jejum antes de exames laboratoriais, e a criação de um programa municipal de capacitação para pais de crianças com autismo. Também houve pedidos para melhorias salariais de fiscais tributários e a instalação de internet veicular em ônibus escolares.


Moções e encerramento

A sessão incluiu duas moções de solidariedade e pesar. A primeira, expressou apoio a projetos federais que restringem a prática do aborto. A segunda homenageou o falecido Isac de Oliveira, com votos de pesar à família.

Em "Assuntos Gerais", os parlamentares se pronunciaram quanto à suas indicações; fizeram um resumo de suas atuações nos últimos dias e apontaram o que ouviram dos munícipes, quanto às demandas locais. "Cada projeto e indicação reflete nosso diálogo com a população", concluiu o presidente Lucas Badan Faria. A próxima sessão está marcada para o dia 19 de maio, às 18h.


TEXTO: Rodrigo Caetano
FOTOS: Everton Almeida
Whatsapp