A outorga das honrarias representa o reconhecimento público, àqueles que com seus atos e com seus feitos contribuíram com a história e o desenvolvimento do município, tornando-os agraciados com o título, oficialmente “filhos de Nova Mutum”.
Em uma noite marcada por fortes emoções, a Câmara de Vereadores de Nova Mutum realizou nesta segunda-feira (11), por meio de uma Sessão Solene, a entrega do Título de Cidadão Honorário de Nova Mutum a 28 homenageados, que por meio de seus atos e feitos, contribuíram com a história e o desenvolvimento do município, tornando-se por meio da honraria, oficialmente “filhos de Nova Mutum”.
Aberta oficialmente pelo presidente da Casa Legislativa, vereador José da Paixão, a cerimônia festiva contou com a participação de todos os demais membros parlamentares, dentre eles, os vereadores: Altair Albuquerque, Cristiano Bicô, Lurdes Costa Marques, Vera Grodzicki, Osmar Isoton, Elenilson Tilit, Maciel Sousa e Beatriz Matos Kohler, momento este em que o representante do Poder Legislativo, deu as boas-vindas aos homenageados e seus familiares, estendendo os cumprimentos a todos aqueles que prestigiavam o evento.
Na presença de autoridades políticas, militares e civis, empresários e servidores da Câmara de Vereadores, a noite de reconhecimento contou ainda com a presença das autoridades eclesiásticas, representadas pelo padre Pedro Hagassis, da Paróquia Sagrada Família e pelo pastor Maciel Ferreira, da igreja Batista Ágape, responsáveis por conduzir o momento de oração e a benção solene.
Diante de um dispositivo, que além dos parlamentares, foi composto pelo chefe do Executivo, prefeito Leandro Félix, pelo chefe de Gabinete, Edinaldo Nogueira, e que ainda contou com a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Estado Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), Coronel Cláudio Fernando, do Comandante do 14° Comando Regional da Polícia Militar de Nova Mutum e região, Cel. PM Antônio Nivaldo de Lara Filho e, do comandante da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM) de Nova Mutum, Ten. Cel. Fernando, a outorga das honrarias foi prestigiada pelos olhares atentos da plateia, que lotou o auditório da Câmara, enquanto acompanhavam a leitura das biografias dos respectivos homenageados.
Cada parlamentar contemplou com o Título de Cidadão Honorário de Nova Mutum, três personalidades. Sendo estes, empresários, membros da comunidade, representantes de classes e associações, servidores públicos, profissionais liberais, autoridade militar, líderes religiosos dentre outros.
Por ocasião do evento, todos os representantes da Mesa destacaram a grandeza da noite, enaltecendo a contribuição de cada um dos homenageados por suas ações e histórias de vida, determinantes para o crescimento do município e, portanto, de merecido reconhecimento público.
Também acompanharam a entrega da honraria: o Comandante da Força Tática; Capitão Peçanha; o 2º tenente Roma; o 1º Ten. BM. Emanuel; o Cel. BM Giovani Eggers (também homenageado); o sargento Fiorin; Ten. Cel. Padilha; o soldado BM Miele; o soldado BM Marcos Rogério e o soldado BM Macedo.
Ao encerramento da cerimônia, finalizada com a foto oficial, todos os homenageados e convidados foram brindados com um delicioso coquetel servido no hall de entrada da Câmara Municipal.
A concessão do título de Cidadão Honorário é uma matéria própria dos poderes legislativos, realizado nas três esferas da federação brasileira. No âmbito municipal, está previsto na Lei Orgânica Municipal. O título é dado à pessoa que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços à sociedade e de alguma maneira, tenha contribuído ou contribua com a história daquele referido município.
Homenageados
José da Paixão:
Cel. BM Giovani Eggers
Ataíde Barbosa dos Santos
Nilson Ianes
Zeli Aparecida de Lara
Altair:
Flávio Diehl
Elizabete Costa Guimarães
Cristiano Spat de Ávila
Cristiano:
Wanderley Sérgio Borsatto
Clenilson da Silva Santos
Denilce Alves Rodrigues
Lurdes:
Augusto Dala Riva
Maria Salete Ceolin Ottonelli
Rodrigo Rigoni
Beatriz:
Elenita de Fátima Milan
Aparecido Nunes Barbosa
Sônia Trajano de Almeida
Vera:
Aldo Luis Hota
Miriam Santos da Costa Scaravelli
Jurema de Souza Broeto
Osmar:
Judimar Luiz Filappi
José Mário Lauxen
Sadi Tommasini
Maciel:
Elízia Aparecida Santos Peixoto
Clóvis Fiorin
Paulo Roberto Valério de Castro
Tilit:
Rui Roque Hartmann
Egidio Beckenkamp
Maria Therezinha de Castro Salmazo