Criação de Equipe Multidisciplinar, voltada a prevenção da saúde mental dos jovens, é proposta por parlamentares
segunda, 20 de junho de 2022

O trabalho de intervenção tem o objetivo de fortalecer os fatores de proteção e melhorar as alternativas aos comportamentos de risco, bem como ajudar os jovens a construir resiliência para que possam lidar bem com situações difíceis ou momentos de adversidades

De autoria da vereadora Lurdes Costa Marques e conta com o apoio dos demais parlamentares, Altair Albuquerque, José da Paixão e Maciel Sousa, a indicação que solicita ao Executivo, a criação de uma equipe multidisciplinar, para trabalhar em grupo “A prevenção da saúde mental voltada aos jovens”, em Nova Mutum.

De acordo com o que propõe a indicação, o trabalho de intervenção tem o objetivo de fortalecer os fatores de proteção e melhorar as alternativas aos comportamentos de risco, bem como, por meio da promoção da saúde mental, ajudar ao grupo em questão a construir resiliência para que possam lidar bem com situações difíceis ou momentos de adversidades.

A indicação dos parlamentares considerou ainda, o fato de que problemas psicológicos, emocionais e comportamentais não tratados, acarretam consequências gravíssimas, principalmente quando apresentados em fases cruciais da vida, como a infância e a adolescência.

Sabemos que algumas pessoas podem apresentar problemas psicológicos, porém quando isso passa despercebido na infância ou adolescência, podem trazer consequências sérias para a vida adulta. Temos lista de espera nos PSF’S, principalmente depois da pandemia, por isso precisamos trabalhar a prevenção argumentou Lurdes, autora da indicação.

Em defesa da indicação, os parlamentares defenderam ainda, a importância do tratamento eficaz para cada problema existente, sem reduzir, porém, o papel determinante da família no apoio a estas crianças e adolescentes que enfrentam o problema. Apoio este, que deve vir sempre acompanhado de cuidado profissional, que é fator determinante para recuperação da saúde mental do paciente.

TEXTO: Elisângela Viana
FOTOS: Maurício Alves