O início do ano é um momento especial que traz consigo a campanha Janeiro Branco, cujo principal objetivo é promover discussões sobre a saúde mental.
Criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, essa iniciativa convida todos a refletirem sobre suas vidas e a qualidade de seus relacionamentos, estimulando diálogos sobre o tema em diferentes contextos.
Para 2025, o lema da campanha é: “O QUE FAZER PELA SAÚDE MENTAL AGORA E SEMPRE?”
Essa ação busca não apenas conscientizar, mas também fornecer ferramentas práticas para que todos possam adotar uma postura proativa e responsável em relação ao seu bem-estar mental. Durante o mês de janeiro e ao longo do ano, estaremos promovendo diversas ações e estratégias que visam à saúde mental em nosso município.
A Secretaria de Saúde de Nova Mutum, com o apoio da Câmara Municipal já está implementando projetos que priorizam o cuidado com a Saúde Integral da população. Entre as iniciativas em andamento estão os programas: Alongar, Saúde no Lago, Ativamente e Mergulhando na Saúde.
Essas ações têm o objetivo de estabelecer atividades contínuas que reconhecem a importância de conscientizar a comunidade sobre qualidade de vida e as pequenas mudanças que podem ser adotadas no dia a dia. Nas Unidades Básicas de Saúde, as Salas de Espera são utilizadas para informar a população sobre os programas disponíveis, agendar atendimentos com psicólogas e divulgar grupos ativos.
Esses espaços também são utilizados para psicoeducação, abordando temas relacionados à saúde mental e ao bem-estar geral.
Além disso, são oferecidos Grupos Terapêuticos em várias unidades de saúde, abrangendo diferentes públicos, como grupos voltados para Saúde Mental, Adolescentes, Pais, Idosos, Adultos e Gestantes.
As reuniões são conduzidas por psicólogas com foco na prevenção e promoção da saúde. Outro destaque é o Grupo Superação, destinado a pacientes que estão em tratamento antitabagismo.
No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além dos atendimentos realizados por encaminhamento ou diretamente “porta aberta”, oferecemos o Grupo Cuidar, que atende tanto famílias quanto usuários de álcool e outras drogas.
A Equoterapia também desempenha um papel fundamental ao atender pacientes enquanto desenvolve projetos voltados à promoção da saúde, como:
- Projeto Avatar (destinado a idosos)
- Projeto Fumaça (voltado para pacientes do CAPS)
- Projeto Aquiles (focado em alunos da APAE)
Para mais informações sobre os grupos disponíveis e como participar, entre em contato com sua unidade de saúde.
Vamos juntos cuidar da nossa saúde mental!