Ciência e Tecnologia
Parlamentares recebem equipe de gestores da Univates (Unianálises) de Nova Mutum
quinta, 28 de setembro de 2023

Desempenhando um papel fundamental em Nova Mutum e região, os representantes da Univates, que tem se destacado como um importante polo educacional, nas áreas de graduação, pesquisa, inovação e por dedicar-se incessantemente ao crescimento regional, estiveram nesta quarta-feira (27), em visita aos parlamentares da Câmara de Nova Mutum.

Por ocasião da visita, intermediada pelo secretário de planejamento estratégico da prefeitura, Mauro Manjabosco e pelo coordenador do departamento, José Marcos, a equipe de gestores da Univates, destacaram os importantes investimentos realizados nestes dois anos de operação da unidade no município.

De acordo com diretor administrativo, Júlio Willig, sem contar os R$ 12,6 milhões de recursos oriundos do financiamento público contratado pela prefeitura, e autorizado pela Câmara de Vereadores na Caixa Econômica Federal, foi aplicado entre os anos de 2020, 2021 e 2022, investimentos de cerca de R$ 6470 milhões, mais os custos operacionais, que giram na casa dos R$ 8 milhões e quatrocentos mil.

Além das explanações, a equipe gestora pediu mais uma vez o apoio do Legislativo, no sentido de dar visibilidade ao importante trabalho desempenhado pelo laboratório de Unianálises, e que em termos de país, oferece análises em alimentos, leites, água, efluentes, rações e componentes, swabs e exposição ambiental. Atende a necessidades da cadeia produtiva de alimentos, dos prestadores de serviços de inspeção de produção de alimentos e da comunidade em geral. Atua com grandes laboratórios nas áreas de microbiologia, físico-química, leite e nutrição animal. Atualmente atende mais de 1.600 clientes ativos com 600 mil amostras analisadas por ano.

Trabalhando em três frentes: prestação de serviços, laboratório e universidade, aqui em Nova Mutum, a Univates tem enfoque no serviço de análises, que por meio do laboratório, está voltada ao agronegócio, com exceção das análises de leite.

Neste sentido, é que o diretor da unidade pede o auxílio do Legislativo, para que a comunidade e, em particular as empresas, tenham acesso ao importante trabalho desenvolvido pelo laboratório, afim de avançar, estabelecer parcerias, contato com instituições e ganhar ainda mais o apoio do município, para fortalecimento da confiança no seu time de profissionais, que segundo os gestores, tem entregado um serviço de extrema qualidade.

Hoje temos um time com profissionais de excelência, que desempenham um trabalho primoroso, e certamente estão capacitados a atender o município e a região, que tão bem nos acolheu destacou o diretor.

Acompanhado pelos vereadores, Altair Albuquerque, Osmar Isoton, Vera Grodzicki e Elenilson Tilit, o presidente José da Paixão destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Univates, frente ao crescimento e desenvolvimento da região:

Nosso município tem se destacado em muitas áreas, ter o apoio de uma empresa com tamanha credibilidade e tão necessária ao setor agroindustrial, certamente faz da nossa cidade uma referência para a região defendeu o parlamentar.

O Unianálises foi construído em uma área de 30 hectares e compreende um prédio de 2.824,63 m². O contrato firmado pela prefeitura prevê o funcionamento da unidade do Unianálises por 20 anos, prorrogável por mais 10, sendo esta a primeira empresa a se instalar no Parque de Nova Mutum.

Com 54 anos de atividade no Ensino Superior, a Univates tem sua matriz do Unianálises localizada em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Em 2023 completou 30 anos de atuação em serviços de amostragem, pesquisa e desenvolvimento de métodos analíticos em físico-química, microbiologia, qualidade do leite, microscopia/macroscopia e fármacos.

TEXTO: Elisângela Viana