Cidade
Parlamentares visitam Projeto Reciclo e ouvem demandas da Associação de Catadores de Nova Mutum
quinta, 13 de maio de 2021

Na tarde da última segunda-feira (10.05), os parlamentares realizaram uma visita ao Projeto Reciclo de Nova Mutum. O encontro com os associados, permitiu uma aproximação com todos e maior conhecimento de causa das demandas do projeto. Acompanharam o presidente do Legislativo Altair Albuquerque, as vereadoras Vera Grodzicki, Lurdes Costa Marques e os parlamentares Zé da Paixão, Maciel Sousa e Elenilson Tilit.

O trabalho é desenvolvido pela Associação de Catadores de Nova Mutum, em conjunto com as secretarias municipais e o SAAE. A iniciativa proporciona coleta seletiva de lixo em residências, abrangendo também a região central da cidade.

Todo o material é destinado a central de triagem é separado e prensado, para depois ser comercializado, com receita revertida para os colaboradores da associação.

Na estrutura atual, o projeto vem trabalhando a reciclagem de vários materiais. O projeto vem se adaptando a outros mercados de recicláveis, mas para avançar os trabalhos é necessário a ampliação do recinto de trabalho, defendem os associados.

Desde a implantação do projeto, novos investimentos vêm sendo necessários para atender a sociedade diante do crescimento da cidade.

Devemos acondicionar separadamente resíduos de plástico, alumínio, papel e vidro corretamente para facilitar o trabalho da associação. Com isso teremos uma cidade cada dia mais limpa e uma sociedade cada vez mais engajada com o projeto. ressaltaram os vereadores.

Os vereadores constataram a necessidade de uma avaliação da capacidade de processamento da central.

O saco plástico de 100 litros, onde deve ser colocado o material reciclável, continua a ser entregue porta a porta.

TEXTO: Gilmar Alves - SECOM|CMNM
FOTOS: Mauricio Alves - SECOM|CMNM