Na manhã desta terça-feira (6), o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Mutum, Lucas Badan (União Brasil), acompanhado dos vereadores Anderson Mantovan (União Brasil) e Altair Albuquerque (PP) e Carmem Casagrande (União Brasil) participou da 2ª edição do Ciclo de Palestras Cresol e Expo Nova Mutum, realizado no auditório do Sindicato Rural. O evento, que contou com a presença de autoridades locais, empresários e estudantes, abordou temas como agronegócio, sustentabilidade e gestão tributária.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Leandro Félix, o presidente da Expo Nova Mutum 2025, André Sabará, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edinaldo Nogueira, e Ricardo Balbinot, presidente da Cresol Mato Grosso. Também marcaram presença Fernando Simão, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (ACENM) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de empresários e alunos da Escola Militar e da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro.
Palestras abordam agronegócio e inovação
A programação do evento foi dividida em dois períodos. Pela manhã, os participantes acompanharam palestras com Richard Rasmussen, naturólogo, economista e biólogo conhecido por seus projetos de conservação ambiental, Richard trouxe uma perspectiva esclarecedora sobre o agronegócio, desmistificando narrativas contrárias ao setor.
Durante sua apresentação, o biólogo destacou a importância do papel do produtor na conservação das florestas e matas, bem como os desafios enfrentados pelo setor para produzir com qualidade e sustentabilidade.
Cleiton Jair Gaudério, superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), que discutiu os desafios e oportunidades do setor agropecuário. No período da tarde, o debate se voltou para questões jurídicas e tributárias, com a participação da Dra. Talitha Laila, que falou sobre Gestão de Passivos Tributários e Benefícios Fiscais no Agronegócio. Em seguida, os Dr. Rodrigo Bressane e Dr. Vinicius Hunhoff conduziram um painel sobre Agronegócio e Sustentabilidade, destacando a importância de práticas ambientais responsáveis na produção rural.
O encerramento ficou por conta do economista Arnaldo Lima, responsável pelas relações institucionais da Polo Capital, e de Edson Dahmer, superintendente do SENAC-MT, que reforçaram a necessidade de integração entre educação, economia e desenvolvimento regional.
Evento fortalece discussões sobre o futuro do agronegócio
O Ciclo de Palestras Cresol e Expo Nova Mutum consolida-se como um importante fórum de debates para o setor produtivo da região. Segundo Lucas Badan, presidente da Câmara,
"eventos como esse são fundamentais para alinhar as políticas públicas com as demandas do agronegócio, principal motor da economia mato-grossense".
O evento reforça o papel de Nova Mutum como um dos principais centros de discussão sobre agropecuária, inovação e economia em Mato Grosso.