Saúde
Tilit, Osmar e Maciel querem acabar com a obrigatoriedade do uso de máscara em Nova Mutum
quarta, 20 de outubro de 2021

A Indicação aprovada na Câmara de Vereadores está em análise do Executivo Municipal e pede ao prefeito Leandro Felix, que por meio de Decreto Municipal, desobrigue o uso de máscara em Nova Mutum. A proposta de autoria do vereador Elenilson Tilit, conta com a participação dos vereadores Osmar Isoton e Maciel Sousa que também consideram que uso de máscara deve ser opcional.

Entre as justificativas do texto apresentado, o documento considera o entendimento do Supremo Tribunal Federal, que por meio da ADI 6341 MC / DF (Ação Direta de Inconstitucionalidade) determina que estados e municípios têm autonomia para tomar medidas de saúde pública, para o enfrentamento a pandemia.

Já estamos bem avançados quanto a vacinação. E no meu modo de pensar, respeitando claro, a opinião dos outros que veem a necessidade de usar máscara, mas que o uso não seja obrigatório, inclusive em ambientes fechados afirmou Tilit

A proposta também pontua que outros municípios brasileiros já tomaram a decisão de desobrigar o uso do equipamento de proteção e que Nova Mutum possa se inspirar na postura destas cidades, como Duque de Caxias no Rio de Janeiro.

TEXTO: Poliana Chaves - Secom|CMNM
FOTOS: Maurício Alves - Secom|CMNM|Internet