É de autoria da parlamentar Lurdes Costa Marques, a indicação de nº 190/2024, um pedido encaminhado ao prefeito Leandro Félix, o qual prevê a necessidade de criar um projeto que institui de maneira permanente a campanha de inclusão digital a pessoas idosas, no município de Nova Mutum.
Segundo a solicitação, dados em que mais de 11% da população estadual tem mais de 60 anos, o equivalente a cerca de 300 mil pessoas.
A indicação apresentada, esclarece que de acordo com pesquisa realizada pelo SESC São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo, os idosos no Brasil se sentem excluídos do mundo digital.
A campanha visa prioritariamente capacitar a pessoa idosa a partir de oficinas de inclusão digital para o uso das novas tecnologias da informação e ainda incentivar programas voluntários que fortaleçam a conexão das pessoas de diferentes gerações, gêneros e culturas justificou a vereadora Lurdes.
A parlamentar defende ainda que, a grande maioria dos idosos, embora tenha acesso à internet, raramente faz uso efetivo, menos de 20% segundo a pesquisa, que também apontou que mais de 70% nunca utilizou um aplicativo no celular e 62% nunca usou as redes sociais, portanto, é realmente importante rever este cenário.