Geral
Vereadores participam de ato de assinatura do contrato para construção da ferrovia estadual
terça, 21 de setembro de 2021

A ferrovia será construída pela Rumo e interligará Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, polo produtivo de Mato Grosso, ao Porto de Santos (SP).

Um momento histórico para Nova Mutum e todo estado de Mato Grosso, os vereadores mutuenses participaram da assinatura do contrato de adesão para a construção, implantação e exploração da 1° ferrovia estadual de Mato Grosso, na tarde de segunda-feira (21). Para o presidente da Câmara, Altair Albuquerque, Nova Mutum se consolida como um polo de desenvolvimento.

Nós já conquistamos espaço para tecnologia, inovação e conhecimento com o Parque Tecnológico e o Distrito Industrial. A vinda da ferrovia só se soma a confluência dessas virtudes, consolidando Nova Mutum como um polo de desenvolvimento assegurou Altair

A consolidação do contrato foi realizada entre o governador Mauro Mendes e o e o CEO da Rumo S/A, João Alberto Fernandez de Abreu. O vice-presidente da Câmara, Cristiano Bicô, considerou a assinatura entre o estado e a Rumo a marca de uma grande transformação.

"Hoje um momento histórico para Nova Mutum, que marca uma grande transformação. O legislativo mutuense faz seu papel apoiando o prefeito municipal nessa obra tão importante que é a ferrovia, que vai ligar Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, desafogando a BR 163 e valorizando a nossa gente, principalmente na geração de emprega e renda", posicionou.

A construção da ferrovia prevê 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). O investimento estimado para implantação da ferrovia é de R$ 11,2 bilhões.

O vereador Osmar Isoton considera a chegada da ferrovia como um processo de verticalização do desenvolvimento.

"A ferrovia trará um processo de verticalização da produção, mas também da industrialização. Muitas indústrias que estavam nas grandes cidades vão migrar para o interior. Então, é um marco da verticalização, da interiorização e do desenvolvimento sustentável. E isso trará oportunidade para todas as gerações e impulsionará para um grande futuro em velocidade acelerada", afirmou.

O prefeito municipal, Leandro Felix, ao lado  do vice, Alcindo Uggeri, discursou com grande alegria, avaliando o momento como resultado do trabalho, dedicação e responsabilidade.

"Hoje é um dia tão importante que estamos vivendo. A Rumo já está com a área adquirida no nosso município para a instalação do terminal e hoje o nosso governador do Estado está assinando o contrato. As coisas quando são feitas com responsabilidade, dedicação, elas acontecem. Hoje estamos colhendo os frutos desse trabalho. Se não fossem homens que acreditaram no Estado há mais de 40 anos, em um solo arenoso em que ninguém acreditava, e que tiveram a coragem, hoje não teríamos demanda de produção para que uma ferrovia chegasse aqui", declarou.

Além de se tratar de um grande ganho para Mato Grosso e o país, a chegada dos trilhos em Nova Mutum, para muitos cidadãos significa a realização de um sonho, como para o pioneiro, Alaor Zancanaro.

"A vida inteira sonhamos com esse momento, carregamos essa esperança de que esse dia chegaria, mesmo antes de termos estradas por aqui. E esse dia chegou!" disse emocionado

TEXTO: Poliana Chaves - SECOM|CMNM
FOTOS: Maurício Alves -SECOM|CMNM