Segurança
Com realização inédita no interior do Estado, Nova Mutum sedia 9º Curso de Especialização voltado para capacitação do Policiamento Montado da Polícia Militar (Cavalaria)
sexta, 3 de novembro de 2023

Fazendo história em Nova Mutum, o 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado da Polícia Militar (Cavalaria), registra no âmbito de suas ações, outro grande feito de destaque no município.

A unidade local foi contemplada em sua 9ª edição, em sediar recentemente o Curso de Especialização de Policiamento Montado, voltado à capacitação dos policiais militares tanto da própria unidade, como vindos de outros municípios e estados, bem como, aos profissionais que estão à frente dos projetos do Centro de Equoterapia, estes últimos, desenvolvidos a partir de sua sede instalada nas dependências da cavalaria local.

A convite do comandante da unidade militar, Ten. Cel. PM Fernandes, o presidente da Câmara de Vereadores José da Paixão, acompanhado pelos vereadores: Altair Albuquerque, Vera Grodzicki, Maciel Sousa e Alexandre Tavares, assistiram ao curso de especialização, bem como visitaram as estruturas de equoterapia.

Acompanhamos toda a evolução do Policiamento Montado de Nova Mutum e mais uma vez, assim como os demais núcleos da Polícia Militar, ele nos enche de orgulho, com um curso que nos torna referência, contribuindo com a segurança, com a qualidade de vida das pessoas e indo além das fronteiras destacou o presidente.

O curso com tempo médio de 60 dias de duração, com 12 a 15 horas de treinamento por dia, e que compreende, inicialmente a especialização de 15 alunos, sendo oito deles de Nova Mutum, seis destes já pertencentes à equipe da cavalaria mutuense, três de Lucas do Rio Verde, um de Sorriso e outros três do Estado do Tocantins, coloca o município em destaque, saindo à frente neste tipo de capacitação, tendo em vista que nunca antes um curso semelhante a este nível de aprendizado, havia sido ofertado no interior do estado.

Por ocasião da visita, o Ten. Cel. PM Fernandes, destacou aos presentes, que por meio da formação, será possível levar à compreensão destes alunos um pouco da doutrina do policiamento montado da unidade de Cavalaria, que com o apoio da Câmara de Vereadores e da prefeitura de Nova Mutum, dá vida a tantos projetos extremamente importantes para a sociedade, a exemplo daqueles já em atividade. Sendo eles: o Projeto Fumaça, voltado à pacientes assistidos em saúde mental, Projeto Hera, voltado ao acolhimento de crianças do Lar dos Girassóis, em situação de vulnerabilidade, Projeto Aquiles, voltado a interação de alunos da Apae e o Projeto Avatar, voltado ao Lar dos Idosos. Além dos atendimentos personalizados, voltado aos pacientes com indicações de equoterapia.

Também participaram da recepção aos parlamentares, na unidade da Cavalaria: o cabo Roni Dall’Agnol, a coordenadora Letícia Camara, a psicóloga Larissa Gomes e a fisioterapeuta Elaine Basílio.

TEXTO: Elisângela Viana
FOTOS: Claudemir de Oliveira