Mobilidade Urbana
Mobilidade sustentável e inclusiva: vereadores solicitam estudos para implantação de rampas de acesso em praças e vias públicas de Nova Mutum
quarta, 8 de junho de 2022

A solicitação feita pelo presidente da Casa, Altair Albuquerque e vereadores Lurdes Costa Marques e José da Paixão  defende a mobilidade sustentável e inclusiva na garantia de acessibilidade a todos.

Quando o assunto é acessibilidade urbana, a palavra inclusão está de modo especial associada, visto a necessidade de garantir qualidade à circulação em espaços urbanos. As condições de acesso à pessoa com deficiência e mobilidade reduzida em via pública e nas praças de Nova Mutum foram expostas com preocupação pelo presidente da Câmara, Altair Albuquerque e os vereadores Lurdes Costa Marques e José da Paixão, solicitando estudos para a implantação de rampas de acesso em calçadas, praças, ruas e avenidas, para garantir melhores condições de mobilidade a toda população.

O documento proposto pelos vereadores atenta ao fato de não bastar construir os pontos de acesso somente ao redor das praças, mas também o rebaixamento desde as calçadas, considerando pedestres, locomoção com cadeira de rodas, ciclistas, dentre outros.

Altair, um dos autores da proposta, defende uma cidade que visa ao desenvolvimento humano e sustentável, afirmando que para isso é fundamental incluir a mobilidade sustentável e inclusiva como parte estratégica de seu plano de mobilidade urbana.

A acessibilidade é direito todos, seja para a mãe com carrinho de bebê, para o cadeirante, para a pessoa idosa ou para criança. Em outras palavras, é o acesso à educação, ao trabalho, ao esporte e lazer com segurança e inclusão. Isso é cidadania defendeu Altair

Os parlamentares defenderam ainda que o pedido visa proporcionar um atendimento igualitário a todos os cidadãos, buscando sensibilizar sobre a importância de garantir a acessibilidade a todos sem distinção, destacando que a implantação de rampas de acesso é obrigatória em todas as edificações de acesso público e calçadas.

TEXTO: Poliana Chaves - Secom|CMNM
FOTOS: Maurício Alves - Secom|CMNM|Internet