Acessibilidade
Fonte Maior
Contrastes
Mapa do Site
Libras
Redefinir
Atendimento: Manhã: das 07:00 ás 11:00 | Tarde: das 13:00 ás 17:00
Telefone: (65) 3308-6000 Ouvidoria: 0800 647 6022
@camaranovamutum
Altair busca recursos para implantação de sistema de captação de água na Unemat em Nova Mutum
SUSTENTABILIDADE
sexta, 10 de setembro de 2021

A implantação de um sistema para a gestão sustentável da água, dentro do câmpus da Unemat em Nova Mutum, está sendo articulada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Altair Albuquerque. O vereador está buscando emenda parlamentar junto a deputada estadual Janaína Riva, para a construção de um sistema de captação no reaproveitamento da água da chuva para suprir as necessidades não potáveis do câmpus.

A Indicação foi defendida pelo presidente durante a última sessão ordinária (09), mas o parlamentar já havia apresentado a proposta a Janaína, juntamente com o representante da universidade em Nova Mutum, professor Agilson Poquiviqui, em reunião no gabinete da deputada.

Reutilizar as águas das chuvas para limpeza, descarga de banheiros, regar plantas e jardins é muito importante não só na economia da nossa universidade, mas também pelo compromisso à sustentabilidade, economizando a água, que é um bem tão precioso defendeu Altair

Sistema de captação de água

O sistema de captação de água consiste em um projeto teórico de implementação de um sistema composto de equipamentos necessários para captar água da chuva.

Ele pode visar o reuso da água captada como pode direcionar para um descarte consciente, como por exemplo para uma horta comunitária ou áreas experimetais. Esta água captada poderá ser destinada a usos não potáveis, como por exemplo, descargas de vasos sanitários, sistema irrigação e lavagens de roupa, pisos, carros etc.

Também é possível utilizar a água para consumo potável, desde que seja feito um tratamento específico. 


TEXTO: Poliana Chaves - SECOM|CMNM
FOTOS: Maurício Alves - SECOM|CMNM
Whatsapp