Educação
José Da Paixão solicita implantação de programa social de capacitação e aprimoramento denominado "Autismo para Educadores", voltado a rede de ensino, no município de Nova Mutum
quarta, 24 de abril de 2024

De autoria do parlamentar José da Paixão Nonato, um pedido encaminhado ao prefeito Leandro Félix, por meio da solicitação de nº 124/2024, que dispõe sobre a necessidade de implantar e desenvolver o Programa Social de capacitação e aprimoramento "Autismo para Educadores", para educadores da rede de ensino, no município de Nova Mutum.

De acordo com o vereador, o pedido tem como objetivo capacitar tais educadores para identificar ainda na primeira infância sinais e sintomas precoces do Transtorno Espectro Autista (TEA), nos alunos da rede pública de ensino do município.

A solicitação busca diagnosticar e encaminhar as crianças o quanto antes para os atendimentos especializados, objetivando a maior qualidade de vida e desenvolvimento das mesmas.

O TEA é um Transtorno do Neurodesenvolvimento descrito por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. Além do que, a criança ou jovem diagnosticada com autismo tem habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a idade, potencializando assim, seus interesses e aprendizagem.

A demanda também é justificada pelo parlamentar, em especial porque visa conscientizar sobre o tema, possibilitando o diagnóstico precoce, criando redes de comunicação entre profissionais, pais e responsáveis, e estabelecendo práticas, procedimentos de acolhimento e suporte às crianças com TEA ao longo do período escolar.

TEXTO: Divino Junior
FOTOS: Everton Almeida