Acessibilidade
Fonte Maior
Contrastes
Mapa do Site
Libras
Redefinir
Atendimento: Manhã: das 07:00 ás 11:00 | Tarde: das 13:00 ás 17:00
Telefone: (65) 3308-6000 Ouvidoria: 0800 647 6022
@camaranovamutum
Saúde Pública
Lurdes solicita implantação de Centros de Atenção Psicossocial destinados a acolher pacientes com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas
segunda, 19 de dezembro de 2022

É de autoria da vereadora Lurdes Costa Marques a indicação que aponta ao Executivo, a necessidade de implantar em Nova Mutum os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, sendo eles, o CAPS II E CAPS AD (Álcool e drogas), que são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração cultural, social e familiar, apoiar suas iniciativas por busca de autonomia e oferecer atendimento médico e psicológico.

Em seu pedido a parlamentar considerou principalmente, a preocupação com dezenas de famílias que sofrem com seus entes queridos em situação de dependência de substâncias legais e ilegais (álcool e drogas) no município.

O objetivo é ainda ofertar, por meio do CAPS AD, atenção psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, oferecendo atendimento diário, intensivo, semi-intensivo ou não intensivo. Em sua indicação a vereadora destaca que os CAPS II e CAPS AD, devem funcionar como articuladores estratégicos da rede de atenção à saúde mental, promovendo vida comunitária e autonomia dos usuários. Além disso, esses serviços, conforme preconiza o Ministério da Saúde, devem contar com planejamento terapêutico individualizado de evolução contínua, possibilitando intervenções precoces, além de apoio de práticas de atenção comunitária e de leitos psiquiátricos em hospitais gerais.

Na indicação a vereadora também destaca, que a multidisciplinaridade desses serviços é de fundamental importância de forma que a equipe seja composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros, para que os atendimentos possam ser realizados de forma mais humanizada, visando a liberdade e autonomia das pessoas e não somente a reprodução de discursos.


TEXTO: Elisângela Viana
FOTOS: Maurício Alves
Whatsapp