Saúde
Vereadora Beatriz solicita o direito às mulheres de indicar um acompanhante no período de atendimento em Unidades de Saúde
sexta, 22 de março de 2024

É de autoria da parlamentar Beatriz Matos Kohler, um pedido apresentado ao prefeito Leandro Félix, por meio da solicitação de nº 073/202, que dispõe sobre o direito de serem acompanhadas por pessoa maior de idade durante todo o período do atendimento médico, em unidades públicas ou privadas.

De acordo com a parlamentar, a medida visa proporcionar um ambiente mais acolhedor e seguro as mulheres, bem como a assistência de um acompanhante em consultas, exames, procedimentos médicos, especialmente em situações delicadas como exames ginecológicos e partos.

Além disso, há casos mais graves a exemplo de situações que envolvam sedação ou rebaixamento do nível de consciência.

A vereadora também acrescenta, que a livre indicação da paciente ou, nos casos em que ela esteja impossibilitada de manifestar sua vontade, a unidade de saúde responsável pelo atendimento deverá manifestar sobre uma pessoa para acompanhá-la, mediante a aceitação da paciente, garantindo assim, um suporte efetivo para as mulheres.

A demanda é justificada pela parlamentar tendo em vista que as Unidades de Saúde de todo o País, ficam obrigadas a manter em local visível de suas dependências, avisos e demais informações a respeito de seus direitos.

TEXTO: Divino Marques