Agricultura
Osmar Isoton solicita aquisição de ensiladeira para atender as necessidades da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
quinta, 23 de abril de 2020

Com o aumento da atividade do gado leiteiro na agricultura familiar, faz-se necessária a aquisição de equipamentos adequados para atender um maior número de produtores. Esta foi a argumentação do vereador Osmar Isoton ao apresentar a Indicação nº 38/2020, durante a 11ª Sessão Ordinária (22.04).

Na justificativa junto ao Soberano Plenário, o autor defendeu a necessidade de aquisição de uma ensiladeira duas linhas para atender as necessidades da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Nova Mutum, na produção de silagem para o gado leiteiro dos pequenos produtores.

Isoton apontou que o equipamento atual é antigo e com muito desgaste e de muito oneroso para fazer a restauração.

Como o ponto de colheita do material para silagem é restrito, necessita-se de equipamentos mais potentes para aumento o rendimento, defende Osmar.

Segundo o proponente o material depositado nos silos deve ser compactado e o fechamento do silo deve ser mais rápido possível para evitar entrada de umidade.

Todos do parlamento votaram pela aprovação da indicação e trâmite junto ao Governo Municipal.

TEXTO: SECOM | CMNM
FOTOS: SECOM | CMNM