Educação
Parlamentares prestigiam aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)
quarta, 3 de abril de 2024

Nesta quarta-feira (03), os representantes do Legislativo Mutuense estiveram a convite do Comandante do 14º CR de Nova Mutum, CEL PM Antônio Nivaldo de Lara Filho, do Comandante do 26º BPM de Nova Mutum, Tenente Cel. Sérgio Alves Padilha, do Diretor Comandante da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes Celso Henrique Souza Barbosa, 2º PM Juarez Mascimo de Roma e da Equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), prestigiando à solenidade da Aula Inaugural do referido projeto, que marca o início das aulas na rede municipal de ensino para o ano de 2024.

Tido como uma importante ferramenta para conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos e consequências do envolvimento com drogas, o Proerd é considerado também um programa que promove a socialização e a cidadania entre seus integrantes. Aa lado dos demais parlamentares, o presidente José da Paixão enalteceu os resultados alcançados por meio das ações desenvolvidas pelo Programa, desde que as atividades foram iniciadas no município:

Prestigiar estes alunos é dizer que estamos comprometidos com o futuro deles e do nosso município, e que este é o melhor caminho a seguir. Neste sentido, queremos externar o nosso apoio a manutenção deste importante programa, em especial a Polícia Militar, que tão bem o conduz na nossa cidade. Esta parceria entre os poderes tem fortalecido valores, prevenido desvios de conduta e proporcionado uma sociedade mais segura e mais humanizada para todos os mutuenses destacou o presidente.

Com duração média de quatro meses, o Proerd é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Realizada no auditório do 26º BPM, a cerimônia prestigiada pelo presidente da Casa Legislativa, também contou com a presença dos vereadores Elenilson Tilit, Maciel Sousa, Beatriz Matos Kohler, do prefeito Leandro Félix, do chefe de gabinete, Edinaldo Nogueira, da secretária de Educação, Elena Maria Maass, dentre outras autoridades civis e militares.

TEXTO: Elisângela Viana