Acessibilidade
Fonte Maior
Contrastes
Mapa do Site
Libras
Redefinir
Atendimento: Manhã: das 07:00 ás 11:00 | Tarde: das 13:00 ás 17:00
Telefone: (65) 3308-6000 Ouvidoria: 0800 647 6022
@camaranovamutum
Saúde Pública
Secretária de Saúde se reúne com parlamentares e destaca serviços realizados pela pasta reiterando compromisso com a população de Nova Mutum
quarta, 29 de março de 2023

Em reunião realizada na sala da presidência do Legislativo, na manhã desta terça-feira (03), e da qual participaram o presidente da Câmara de Vereadores, José da Paixão e os vereadores Altair Albuquerque, Lurdes Costa Marques, Vera Grodzicki, Elenilson Tilit, Maciel Sousa e Beatriz Matos Kohler, a Secretária de Saúde do Município, Sônia Ávila, acompanhada do chefe de gabinete, Edinaldo Nogueira, da coordenadora Elisane Dela Mea e do coordenador da Atenção Básica, Anderson Formighieri, prestaram esclarecimentos quanto aos números de atendimentos realizados pela respectiva secretaria.

Se atendo aos números de serviços prestados à comunidade, a Secretária da pasta aproveitou para destacar aos parlamentares, que hoje não existem cirurgias “paralisadas” e nem tão pouco “falta de atendimento”, mas ao contrário do que, por vezes, tem gerado dúvidas junto à comunidade, é que os atendimentos tem superado a meta estabelecida, e em particular, se comparado aos realizados durante o período em que a gestão estava sob a responsabilidade de uma entidade privada.

Nova Mutum caminha à passos largos para se tornar um Polo Regional de Saúde. Temos 58 leitos de U.T.I e constantemente estamos buscando melhorias voltadas a excelência do atendimento à população esclareceu a secretária.

Embora isoladas vezes, apareçam reclamações, Sônia pondera que, assim como qualquer outro serviço público, voltado à comunidade, o serviço de saúde SUS ( Sistema Único de Saúde ), assim como qualquer outro, seja ele público ou privado, possuem protocolos próprios a serem seguidos, principalmente nos casos de cirurgia, o que em determinadas situações são confundidos com morosidade, por alguns usuários, seja por falta de conhecimento ou mesmo por falta de melhores esclarecimentos do procedimento. Ela que aproveitou para enaltecer os pontos positivos no campo da saúde, como o fato de Nova Mutum ser um dos poucos municípios a disponibilizarem dois médicos, por unidade de saúde, nos 11 Postos de Saúde da Família, distribuídos pela cidade.

Ainda por ocasião da reunião, os parlamentares reforçaram o apoio a todas as ações e projetos que visam ofertar melhorias na qualidade do serviço de saúde, prestado aos munícipes.


Nosso papel como parlamentares, além de fiscalizar é também apoiar esta, que é uma das questões prioritárias para qualquer município e, em especial, para a população que tanto precisa defendeu o presidente da Casa, José da Paixão.

Em conversa com os vereadores o chefe de gabinete, Edinaldo Nogueira, validando o que disse a Secretária de Saúde, pontuou algumas dúvidas em relação aos procedimentos, apresentando, inclusive, números dos atendimentos realizados em Nova Mutum.

Segundo Edinaldo, hoje a maior parte da procura dos usuários pelo serviço de saúde do município, tem girado em torno da busca por cirurgias, entre elas, da cirurgia de laqueadura.

No total geral, o município tem realizado cerca de 1400 procedimentos cirúrgicos por ano, uma média de 4 cirurgias por dia. Já em relação ao número de consultas realizadas, Nova Mutum tem avançado consideravelmente nos últimos anos, pulando de 170 para 330 consultas realizadas no último mês, alcançando ainda, uma média de 350 receitas diárias e 18 mil unidades de medicamentos distribuídos por dia, prescritos pelos especialistas da área de saúde. Também por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), são realizados 1019 atendimentos/dia.

Os representantes da Secretaria Municipal de Saúde aproveitaram para reiterar o compromisso assumido com a população de Nova Mutum e os distritos que compõem todo o seu entorno, deixando claro, que sempre que uma dúvida é levantada, os gestores e profissionais responsáveis pela pasta estão prontos a prestarem contas do trabalho ofertado a comunidade.

Buscando tranquilizar a população, a secretária Sônia acrescentou que inúmeros avanços estão sendo feitos, no sentido de dar atendimento a demanda reprimida no município, inclusive com esforços voltados aos atendimentos neurológicos e prospecção para o aumento de eletivas a serem realizadas no município, a partir dos novos contratos do Hospital Hilda Strenger Ribeiro, com a expectativa de que em breve, a lista de espera por cirurgias possa ser zerada.

Ainda por ocasião da reunião, Sônia esclareceu que em ocorrências de episódios ou procedimentos, contrários à determinação dos protocolos ou que fujam à normalidade dos atendimentos, sindicâncias são instauradas, com o objetivo de apurar os fatos e prestar contas à população.

Reunião Secretaria de saúde


TEXTO: Elisângela Viana
FOTOS: Maurício Alves/Hester Tomazelli
Whatsapp