Educação
Vereador Maciel Sousa com apoio da vereadora Vera Grodzicki solicita implantação de Libras nas instituições de ensino
sexta, 15 de março de 2024

De autoria do parlamentar Maciel, em coautoria com a vereadora Vera, um pedido apresentado ao prefeito Leandro Félix, por meio da solicitação de nº 056/2024 apontando a necessidade de implantar a disciplina Libras nas instituições de ensino de Nova Mutum.

Os parlamentares consideraram que as instituições de Ensino Integrantes do Sistema Municipal de Nova Mutum, devem proporcionar as pessoas que possuem deficiência auditiva e na fala, o acesso a comunicação e informação, bem como, o aprendizado e atividades de cunho curricular desenvolvidos em todas as etapas e modalidades da educação, sendo oferecidas na área de sua abrangência.

A Língua Brasileira de Sinais - Libras, objetiva a forma de comunicação e expressão no sistema linguístico de natureza visual-motora, tendo como estrutura gramatical própria e que compõem a transmissão de ideias e fatos, oriundos das comunidades de pessoas surdas e mudas do Brasil.

Os parlamentares consideram que os parâmetros decorrentes da demanda, tendem a ser definidos pelos órgãos competentes da Administração Pública Municipal, especialmente a Secretaria de Educação e o Centro de Formação da Educação de Nova Mutum (CFENM) afirmou o parlamentar Maciel.

A demanda atende a pedido de populares e objetiva preparar o aluno para um mercado futuro, incentivar a inclusão e agregar à disciplina a ser aplicada.

A indicação apresentada aponta que caso seja implantada, o ensino de libras será voltado a creches, unidades de educação infantil e escolas de ensino fundamental.

TEXTO: Divino Marques
FOTOS: Hester Tomazelli