Legislativo
Vereadores apresentam 6 Indicações em atenção a diversas áreas no retorno das atividades legislativas
segunda, 3 de agosto de 2020

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (03), a 23ª Sessão Ordinária. Na pauta do dia os vereadores apresentaram e defenderam 6 Indicações que visam garantir melhorias em diversas áreas. A sessão marcou o retorno das atividades legislativas após o recesso parlamentar.

Na área de segurança pública, o vereador José da Paixão, solicitou ao Executivo Municipal a instalação de câmeras de monitoramento no trecho que compreende o final da Avenida das Seriemas na saída para o rio Piquiri. Segundo Zé da Paixão, o objetivo é coibir a ação de infratores no descarte inadequado de lixo e promover maior segurança aos que transitam pelo local.

Em outra Indicação, Zé da Paixão pediu a revogação do Decreto 049/2020, que trata do reajuste do valor na tarifa de água, justificando a crise financeira provocada pela pandemia, que causou o desemprego em muitos lares.

Osmar Isoton apresentou a necessidade de implantar em Nova Mutum uma estação meteorológica. O vereador defendeu que os estudos dos dados meteorológicos poderão contribuir para o fortalecimento do agronegócio e para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Outra das preocupações discutidas na sessão foi quanto ao pouco espaço no cemitério municipal, o que tem dificuldade até mesmo a locomoção das pessoas. O assunto foi levantado pelo vereador Romeu Belém, que sugeriu ao município realizar um estudo para viabilizar a verticalização dos túmulos visando amenizar o problema.

Alexandre Tavares e Altair Albuquerque, apresentaram a necessidade de instalar um Centro Integrado Materno Infantil. O objetivo é garantir as gestantes um local exclusivo, prevenindo contato com outras doenças, que ofereça todo atenção necessária a saúde da mãe e as orientações fundamentais nos primeiros meses de vida do bebê.

A valorização dos servidores da saúde e da assistência social que estão trabalhando no combate ao coronavírus, também foi proposta pelos vereadores Alexandre e Altair. Os parlamentares pedem que seja feita a implantação de um projeto de gratificação a estes profissionais pelos serviços prestados ao município, considerando a coragem e dedicação mesmo diante da exposição ao vírus.

As Indicações foram aprovadas pela Casa e seguiram para análise do Poder Executivo.

Em virtude da pandemia, as sessões estão sendo realizadas sem a presença do público, que pode acompanhar a reunião ao vivo pela por nossas redes sociais ou ainda pelo rádio.

TEXTO: SECOM|CMNM
FOTOS: SECOM|CMNM