Parlamentares participam de ato de entrega de módulo de processamento de peixes
sexta, 5 de abril de 2024

Os representantes do Poder Legislativo de Nova Mutum, dentre eles o vereador Altair Albuquerque, que na ocasião representou o presidente da Casa, José da Paixão, acompanhado dos parlamentares Maciel Sousa e Beatriz Matos Kohler, participaram na manhã da última quinta-feira (04), da entrega realizada pelo prefeito Leandro Félix, de um Módulo de Processamento de Peixes, com seu uso concedido a cooperativa Coperrede, em apoio à atividade desempenhada pelos pequenos psicultores do município.
O módulo, que teve sua aquisição garantida por meio de convênio com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste - Sudeco e emenda do Senador Wellington Fagundes, no valor de R$ 1.000.000,00, contou também com a contrapartida do município ao montante correspondente de R$ 286.526,78.

A iniciativa, que tem por objetivo ofertar aos pequenos produtores um serviço de processamento seguro, de acordo com a legislação sanitária e que agregue valor ao produto, terá capacidade de processamento de 3 toneladas de peixes por dia, beneficiando inicialmente 48 piscicultores locais. Além disso, a estrutura contribuirá para reduzir os desafios enfrentados por estes produtores em relação ao processamento de sua produção, dentre estas as dificuldades do distanciamento de frigoríficos que ficam em regiões mais afastadas do interior do estado.

A implantação do equipamento deixou muito satisfeito o vice-presidente da Câmara, vereador Altair Albuquerque, que enalteceu a iniciativa da aquisição do módulo pela Administração municipal.

Uma estrutura como esta, única no interior do estado, além da garantia da qualidade do produto, vem contribuir em muito com o trabalho destes produtores que muito agregam à economia do município declarou o parlamentar.

O equipamento com estrutura modular, permite a realização de etapas importantes do processamento, como a capacidade de evisceração e filetagem para três toneladas em um turno de 8 horas. Possuindo ainda, painéis termo isolantes, dimensões específicas, área climatizada, sistema de desinfecção UV, rede de água quente e normal, sistema de esgoto, iluminação e equipamentos para glaceamento e cortes, tratando-se do primeiro equipamento do gênero voltado ao processamento de pescado no Estado de Mato Grosso.

Por ocasião da entrega do equipamento, realizada em frente ao Ginásio de Esportes Lauro Immich, também foram entregues dois veículos utilitários modelos, picape Strada, para uso do Departamento Agropecuário no auxílio da assistência técnica agronômica e veterinária.

TEXTO: Elisângela Viana
FOTOS: Everton Almeida