Segurança Pública
Gerência Regional da Politec pede apoio do Legislativo para desempenho de atividade delegada em Nova Mutum
terça, 27 de fevereiro de 2024

Os servidores da Gerência Regional da Perícia Oficial e Identificação Técnica - Politec, de Nova Mutum, reuniram-se na tarde desta segunda-feira (26), com os representantes da Câmara de Vereadores para solicitar o apoio dos vereadores no que se refere a inclusão de seu quadro funcional na Jornada Delegada. Ou seja, por meio do pedido apresentado aos parlamentares, os representantes da Politec solicitam que seja autorizado por meio da Lei 2.609, que já é vigente no município desde 2021, mas que, no entanto, precisa de implementação, que seja dada aos servidores da gerência local, assim como aumento de efetivo, possibilitando ainda a ampliação da cobertura dos serviços de segurança preventiva no âmbito de Nova Mutum.

Segundo Rafael Leôncio, o pedido de adequação à Lei se justifica, principalmente, por conta da grande demanda existente pelos serviços prestados, em face do baixo efetivo de servidores na unidade local. De acordo com ele, a implementação da medida contribuiria sobretudo, para a manutenção da qualidade e a excelência dos serviços ofertados à comunidade.

Hoje nosso quadro funcional, no que se refere a papiloscopista contempla quatro servidores, sendo que uma está de licença maternidade e outro em processo de transferência. Técnicos de Necrópsia, temos três, sendo necessário a vinda de servidores de outros municípios para cumprir plantões. E mesmo assim, ainda ficamos com dias descobertos pela limitação de plantões que podem ser tirados por estes servidores justificou Leôncio.

Ainda de acordo com Rafael, com a adoção da jornada delegada os servidores viriam a somar, tanto com a segurança preventiva do município quanto para a execução dos serviços essenciais, que necessitam ser prestados à população ininterruptamente.

O pedido apresentado aos representantes do Legislativo, ainda será apreciado pelos parlamentares para ser encaminhado ao executivo.

TEXTO: Elisângela Viana
FOTOS: Hester Tomazelli